Home  >  Estudos em Português  >  Estudo Panoramico da Biblia
Estudo Panoramico da Biblia PDF Print E-mail

 

Estudo Panoramico da Biblia; Livro Por Livro

 

II. Introduçao ao estudo das escrituras

1. O Valor das Escrituras

Temos que aprender a usar a Bíblia Sagrada porque ela é o nosso “manual de fé e prática”. A Palavra de Deus é inspirada pelo Espírito Santo, sendo assim útil para o ensino. Ela é a espada do Espírito – 2 Timóteo 3:15-16; Efésios 6:17; Jeremias 1:12.

2. Algumas Recomendações

Meditar – Isaías 1:8

Aplicar-se – 1 Timóteo 4:13

Manejar Bem – 2 Timóteo 2:15

Desejar ardentemente – Salmo 119:12,40,64,68,68; 2 Timóteo 4:13; 1 Pedro 2:2

Buscar – Isaías 34:16

Ler Todos os dias – Deuteronômio 17:19

3. Alguns Resultados

Dará Autoridade – Efésios 6:10-18

Dará Sabedoria, habilidade – 2 Timóteo 3:14-17

Trará Revelação – Salmo 25:14; 1 Coríntios 2:9-14

Fortalecerá contra o pecado – Salmo 119:11

Trará Alegria – João 15:11; Lucas 11:28; Apocalipse 1:3; Salmo 1:1-3

Trará Prosperidade – Josué 1:8

Dará Orientação – Salmo 119:105

Não Voltará Vazia – Isaías 55:11

Se Permanecer em nós, teremos respostas às orações – João 15:7

III. DIVISÃO DA BÍBLIA

1. O Antigo Testamento – 39 livros

Pentateuco 5 Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio

Históricos 12 Josué, Juízes, Rute, 1e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras,Neemias, Ester.

Poéticos 5 Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares.

Profetas 5 Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel

Menores.

Profetas 12 Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque,

MaioresSofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

2. Novo Testamento - 27 livros

Evangelhos 4 Mateus, Marcos, Lucas, João

Histórico 1 Atos

Epístolas 13 Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses,

PaulinasColossenses, 1 e 2 Tessalonicenes, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemom

Epístolas 8 Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João, Judas

Gerais

Livro 1 Apocalipse Profético

III. Breve Análise dos Grupos de Livros Bíblicos

1. O Antigo Testamento

Pentateuco 5 Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio .São os cinco primeiros livros do Antigo Testamento e também são frequentemente chamados de “A Lei". Eles incluem relatos da criação e da civilizção primitiva. Duas boas amostras de leitura são Gênesis 1-3 e Exodo 19-20.

Históricos 12 Josué, Juízes, Rute, 1e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.

Os livros históricos narram a história do povo de Israel desde a entrada na terra prometida, com Josué, até o retorno do cativeiro babilônico, com

Esdras e Neemias. Neles encontramos as histórias dos reis de Israel e Judá [Jônatas, Davi, Salomão, etc.], assim também como a história dos

principais profetas [Elias, Eliseu, etc.].

Poéticos 5 Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares.

Os livros poéticos que vão de de Jó a Cantares de Salomão foram escritos em forma de versos, ao invés de prosa. Esta é a razão básica de sua

classificação, embora tenhamos que notar que eles tratam primordialmente de sabedoria prática para o dia-a-dia. São livros muito populares,

especialmente o de Salmos e o de Provérbios.

Profetas Maiores 5 Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel. Estes livros são chamados de Profetas maiores simplesmente por causa de seu tamanho, de sua extensão, e não por causa de sua importância, uma vez que todos são igualmente importantes.

Profetas Menores 12 Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

Os profetas menores são uma coleção de doze livros breves, mas muito importantes para se entender a história de Israel. Esses livros são profecias dirigidas a situações específicas da vida de Israel em um dado momento histórico, ou ainda profecias dirigidas contra determinado ato de um povo inimigo de Israel.

2. Novo Testamento - 27 livros

Evangelhos 4 Mateus, Marcos, Lucas, João

O Novo Testamento conta com quatro evangelhos, cada um deles sendo o relato, do nascimento, da Vida e da. morte de Cristo. Eles devem ser

entendidos como um todo, ou seja, eles se completam. Existem determinados detalhes que você só encontra em um desses evangelhos. Se você deseja realmente conhecer a toda a Vida de Cristo, é necessário que você leia e estude todos os quatro evangelhos. Os 3 primeiros (Mateus, Marcos e Lucas) são chamados Evangelhos Sinóticos, porque eles trazem muitos relatos em comum, o que não acontece com o quarto evangelho, João. Cada um destes evangelhos é maravilhoso de seu próprio jeito particular.

Histórico 1 Atos.

O livro de Atos dos Apóstolos é um relato da fundação da igreja primitiva. Passe por suas páginas, observando pessoas de importância, lugares e acontecimentos. O livro começa com a ascenção de Jesus ao céus, e termina com o evangelho sendo expandido por toda a Ásia, em cumprimento da profecia de Jesus Cristo.

Epístolas 13 Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses,

PaulinasColossenses, 1 e 2 Tessalonicenes, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemom Estas epístolas todas são chamadas de Paulinas porque eles são de autoria do Apóstolo Paulo. Algumas delas se sobressaem, como por exemplo a Epístola aos Romanos , que é uma exposição detalhada da fé cristã feita para os crentes de Roma. Estas epístolas são a nossa fonte mais importante quando queremos estudar temas importantes como salvação, fé, arrependimento, a Igreja, e outros. Elas também abordam situações e problemas que as igrejas recipientes estavam vivendo naquele momento histórico em que elas foram escritas. Em Corintios e em Tessalonicenses, por exemplo, encontramos cartas que Paulo escreveu a igrejas que ele mesmo fundou e que conhecia profundamente. Timóteo, e Tito são cartas de Paulo com orientações a pastores. Trazem muitos conselhos práticos. Filemom é uma carta a um crente, dono de um escravo foragido que também se tornou crente. Cada uma dessas epístolas tem o seu valor próprio.

Epístolas 8 Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João, Judas

GeraisHebreus descreve a fé cristã da perspectiva de um profundo conhecedor do Antigo Testamento. As cartas de Tiago a Judas são chamadas epistolas gerais, ou Universais, porque parecem terem sido endereçadas a todos os cristãos. A primeira epístola de João da um maravilhoso realce ao amor. Estas epístolas são muito importantes porque parecem que foram endereçadas especialmente a tempos difíceis como os que estamos vivendo agora.

Livro 1 Apocalipse

ProféticoApocalipse é um misterioso livro profético, escrito para descrever

(i) o fim dos tempos,

(ii) os acontecimentos que antecederiam a Volta de Cristo, e

(iii) futuro dos seres humanos.

A leitura do Apocalipse não é fácil porque o livro está cheio de linguagem e de figuras proféticas. Sem dúvida o Apocalipse ajuda ao seu leitor a colocar os valores de sua vida em uma perspectiva correta, uma vez que o destino final dos seres humanos é descrito de forma clara e contundente.

IV. Breve Análise de Cada Livro da Biblia

1. O ANTIGO TESTAMENTO

Pentateuco (A Lei)

Estes são os cinco primeiros livros da Bíblia, e narram desde a criação do mundo até a volta dos Israelitas do Egito, sob a liderança de Moisés, para possuir a terra prometida. Os primeiros cinco livros da Bíblia contam as origens da raça judia e cultura humana universal.

GÊNESIS

Gênesis pode ser descrito como o livro dos inícios. Pode ser dividido em duas partes principais.

(i) A primeira diz respeito à história da humanidade primitiva (caps. 1-11)

(ii) A Segunda trata da história do povo específico que Deus escolheu como o seu próprio (caps. 12-50), para Si próprio.

Há uma outra característica importante do livro de Gênesis que é o modo satisfatório pelo qual Deus responde nossas perguntas sôbre as origens. Explica como o mundo, os animais e os seres humanos vieram à existência. Gênesis é também o livro que descreve a criação, as primeiras rebeliões contra Deus, e mostra Deus escolhendo a descendência de Abraão.

ÊXODO

Este é conhecido como o livro da Redenção. O livramento dos Israelias oprimidos debaixo do poder egípcio é o tipo de toda a redenção (1 Coríntios 10:11). Os rigores da escravidão no Egito (tipo do mundo) e o Faraó (um dos tipos de satanás).Deus salvou os Israelitas da escravidão no Egito e os conduziu ao Deserto de Sinai. Lá, Ele deu as leis para governar a nova nação a Moisés

LEVITICOS

Deus estabeleceu as leis para os Israelitas, principalmente leis relativas à santidade e à adoração. Os códigos de santidade aqui estabelecidos são extraordinários, e são a base mundial de relacionamento humano.

NÚMEROS

Por causa da rebelião e da desobediência deles, os Israelitas tiveram que vagar em um deserto durante 40 anos antes de entrar na terra prometida. Aqui encontramos parte desta peregrinação.

DEUTERONÔMIO

Logo antes de sua morte, Moisés fez três discursos emocionais de despedida, recapitulando a história e advertindo os Israelitas contra enganos adicionais que viriam no futuro.

Livros Históricos

Os próximos 12 livros continuam a história dos Israelitas: eles passaram à terra de Canaã e .estabeleceram um reino que durou quase 500 anos.

JOSUÉ

Depois de morte de Moises, Josué comandou os exércitos que conquistaram muito do território na terra prometida.

JUÍZES

A nova nação [o Povo de Israel] entrou em uma série de grandes fracassos porque se esqueçiam do Deus Verdadeiro e iam após outros falsos “deuses” de Canaã. Deus criou os líderes e os chamou de "juízes".

RUTE

Esta é uma história de amor e lealdade entre duas viúvas, que foram como um luzeiro em meio a um período escuro e difícil da história de Israel.

1 SAMUEL

Samuel se tornou um líder de transição entre o tempo dos juízes e o dos reis. Ele designou o primeiro rei de Israel, Saul. Depois de seu fracasso, Saul tentou prevenir que o escolhido de Deus para reinar em seu lugar, Davi, tomasse o trono. Davi toma o trono de qualquer forma, depois de muitas guerras.

2 SAMUEL

Davi, o homem segundo o próprio coração de Deus, reuniu a nação. Mas depois de cometer adultério e assassinar o esposo de sua amante, ele é assombrado e perseguido por crises em sua própria família, e por crises políticas nacionais.

1 REIS

Salomão sucedeu a Davi, e teve um relativo sucesso que veio misturado com fracassos ocasionais. Depois de sua morte, uma guerra civil separou a nação. Os reis que vieram depois de Salomão eram principalmente maus, e o profeta Elias teve muitas confrontações dramáticas com Rei Acabe.

2 REIS

Este livro continua o registro dos acontecimentos do reino dividido. Nenhum dos reis do Reino do Norte [Israel] seguiu a Deus constantemente, e assim Israel [o Reino do Norte] foi finalmente destruído por uma nação inimiga que o invadiu. O Reino do Sul [Judá] durou mais tempo, mas finalmente a Babilônia conquistou Judá e deportou seus cidadãos.

1 CRÔNICAS

O livro abre com o registro genealógico mais completo da Bíblia. Depois apresenta muitos incidentes da vida do Rei Davi (freqüentemente iguais aos de 2 Samuel).

2 CRÔNICAS

Comparado freqüentemente com os livros de Reis, este livro registra a história da vida do reino do Sul [de Judá]. A única diferença é que enfatiza os bons reis.

ESDRAS

Depois de permanecerem cativos na Babilônia durante décadas, os judeus foram permitidos voltar à sua pátria. Esdras é um dos escribas/líderes que emergem logo depois que os primeiros grupos de refugiados retornam à terra prometida.

NEHEMIAS

Nehemias reconstruiu o templo e os muros da cidade que tinham sido destruídos. Desenvolveu um novo tipo de Judaísmo, mais restrito, mais severo com a idolatria. Ele concentrou em restabelecer o muro protetor ao redor de Jerusalém e se uniu a Esdras conduzindo um reavivamento religioso.

ESTER

Esta história acontece entre os judeus cativos na Pérsia. Ester se torna rainha. Ela se revela ser uma rainha judia corajosa que anulou um plano para exterminar o seu povo.

Livros Poéticos

Quase um-terço do Antigo Testamento foi escrito originalmente em poesia. Estes livros se concentram em perguntas sobre a dor, o sofrimento, a luta contra inimigos, Deus, vida, e amor.

O melhor homem de sua geração sofre a maior tragédia pessoal. O livro inteiro de Jó luta com a pergunta, “Por que?”

SALMOS

Estas orações e hinos cobrem toda a gama de emoções humanas; juntos, eles representam um diário pessoal de como se relacionar com Deus. Alguns desses Salmos também eram usados em cultos e serviços públicos de adoração a Deus. Os mais conhecidos são os Salmos 23 e o 91.

PROVÉRBIOS

Os provérbios aqui contidos neste livro oferecem conselho em toda área imaginável de vida. O modo de viver aqui descrito conduz à uma vida que agrada a Deus. Este é um livro de leitura obrigatória se queremos crescer em nossas vidas espirituais.

ECLESIASTES

Uma vida sem Deus, ou "debaixo do sol", como o autor diz, conduz ao desespero e à uma vida sem sentido. Este é um livro de Salomão e contêm orientações e sabedoria como se fosse um livro notavelmente moderno.

CANTARES

Este livro é um poema bonito que celebra o amor romântico e físico. Pode ser também usado para comparar o amor de Cristo para com a Sua Igreja.

Profetas Maiores

Durante os anos em que os reis regeram a Israel e à Judá, Deus falou por profetas. Embora alguns profetas predissessem eventos futuros, o papel primário deles era o de chamar as pessoas e as nações de volta a Deus.

ISAÍAS

O mais eloqüente dos profetas, Isaías analisou os fracassos de todas as nações ao redor dele e profetizou a respeito de um futuro Messias que traria salvação e paz—Jesus Cristo.

JEREMIAS

Jeremias teve uma vida emocionalmente torturada, contudo manteve-se fiel à mensagem dura que Deus lhe entregou. Ele profetizou a Judá nas últimas décadas antes de que a Babilônia destruísse a nação.

LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS

Aqui podemos ler que todas as advertências que Jeremias fez sôbre o destino de Jerusalém se tornaram realidade. Lamentações registram cinco poemas de tristeza pela cidade caída.

EZEQUIEL

Ezequiel profetizou aos judeus que estavam cativos na Babilônia. Ele freqüentemente usou histórias dramáticas e "parábolas" para entregar as suas profecias e fazer as suas observações.

DANIEL

Daniel era um cativo na Babilônia. Daniel subiu ao posto de primeiro-ministro na Babilônia. Apesar de intensa pressão política, ele viveu uma vida que foi um modelo de integridade e fidelidade. Entregou profecias altamente simbólicas sobre o futuro.

Profetas Menores

Uma coleção de 12 importante livros, ainda que pequenos em tamanho, não em relevância.

OSÉIAS

Oséais profetiza contra Israel através da própria ruina de seu casamento. Através da mensagem o profeta Oséias falava que Israel tinha cometido adultério espiritual contra Deus.

JOEL

Começando com uma recente catástrofe em Judá (uma pestilência de gafanhotos), o livro de  Joel predisse o julgamento de Deus que aconteceria em Judá.

AMÓS

Mesmo sendo um trabalhador rural, Amós profetizou para Israel na plenitude de sua prosperidade. As advertências severas deste livro se focalizaram no materialismo da nação.

OBADIAS

Obadias profetizou contra e advertiu Edom, uma nação fronteiriça a Judá.

JONAS

Jonas foi relutantemente para Nineve e achou os inimigos de Israel responsivos à mensagem de Deus. Aqui temos a história de Jonas passando três dias no ventre do grande peixe.

MIQUÉIAS

Miquéias expôs a corrupção em todos os níveis da sociedade, mas fecha sua profecia com uma promessa de perdão e restauração.

NAUM

Muito tempo depois que Jonas tinha levado Nineve ao arrependimento, Naum novamente predisse a destruição total da cidade poderosa. A razão é que eles tinham se afastado novamente de Deus.

HABACUQUE

Habacuq ue endereçou o seu livro dele a Deus, e não às pessoas. Em um diálogo honesto com Deus, ele discutiu os problemas do sofrimento e da justiça.

SOFONIAS

Sofonias focalizou a sua mensagem no Dia da Vinda do Senhor, que estava próximo. Neste dia Deus purificaria a Judá, e aquela nação abençoaria o resto do mundo inteiro como resultado.

AGEU

Depois de voltar do cativeiro babilônico os judeus começaram a reconstruir o templo de Deus. Mas antes deles terminarem aquela tarefa tão importaante eles a puseram de lado para trabalharem nas suas próprias casas. Ageu lhes profetizou e lembrou que pusessem Deus em primeiro lugar.

ZACARIAS

Escrevendo mais ou menos ao mesmo tempo que Ageu, Zacarias também conclamou aos judeus para que trabalhassem no templo. Ele usou uma outra maneira de profetizar, descrevendo como o templo apontaria para a próxima vinda do Messias.

MALAQUIAS

Sendo o último profeta de Antigo Testamento, Malaquias profetizou a uma nação de Israel que tinha se desviado dos estatutos que Deus tinha ordenado.

2. O NOVO TESTAMENTO

Os Evangelhos

A palavra evangelho significa "boas notícias". Quase a metade do Novo Testamento consiste em quatro relatos da vida de Jesus e as boas novas que Ele trouxe para a humanidade. Cada um destes quatro livros, ou Evangelhos, tem um foco diferente e uma

audiência diferente. Quando analisados em conjunto, eles dão um quadro completo de vida e do ensino de Jesus. Mais de um terço de suas páginas é dedicado aos eventos da última semana de na vida de Jesus, inclusive a Sua crucificação e ressurreição.

MATEUS

Escrito à uma audiência judia, este Evangelho une o Antigo e o Novo Testamento. Apresenta Jesus como o Messias e Rei prometido no Antigo Testamento. Mateus enfatiza a autoridade e o poder de Jesus.

MARCOS

Marcos provavelmente escreveu com os pragmáticos leitores romanos em mente. O Evangelho de Marcos acentua ação e apresenta uma narrativa direta e detalhada do trabalho de Jesus na terra. Não há muita ênfase nos ensinos de Jesus, mas sim em Seus milagres.

LUCAS

Além de ser um médico, Lucas também era um bom escritor. O seu Evangelho provê muitos detalhes de interesse humano, especialmente em apresentando Jesus aos pobres e necessitados. Um tom jovial caracteriza o livro de Lucas.

JOÃO

João tem um estilo diferente, mais refletivo que os outros Evangelhos. Seu autor selecionou sete sinais que apontam a Jesus como o Filho de Deus, e coloca mais uns outros sinais juntos para enfatizar aquele ponto. Se ocupa mais do conflito com os Judeus e com as pregações de Jesus.

Livro Histórico

O livro de Atos dos Apóstolos continua a história no período depois que Jesus deixou essa terra.

ATOS

O livro de Atos do Apóstolos conta o que aconteceu aos seguidores de Jesus depois que Ele foi assunto aos céus. Pedro [capítulos 1-12] e Paulo [capítulos 13-28] são as principais figuras. Foram eles quem emergiram como líderes da igreja nascente. A Igreja rapidamente vai se espalhando por toda a terra conhecida de então.

As Epístolas (ou Cartas)

A jovem igreja foi nutrida pelos apóstolos que escreveram as suas convicções e nos deixaram poderosas mensagens em uma série de epístolas, ou cartas. As primeiras 13

cartas (desde Aos Romanos até Filemon) foram escritas pelo apóstolo Paulo, que conduziu o avanço do Cristianismo às pessoas não-judias [os Gentios]. As outras 8 epístolas seguintes são de diversos autores, e têm uma mensagem mais ampla, sendo assim chamadas de Epístolas Universais.

As Epístolas [ou Cartas] de Paulo

ROMANOS

Escrita para uma audiência sofisticada, este livro apresenta as grandes doutrinas da fé cristã (salvação pela fé, justificação, etc.) em uma forma lógica. Pode ser considerado como um pequeno compêndio de Teologia.

1 CORÍNTIOS

Esta espístola é um livro muito prático. Orienta aos crentes da cidade de Corinto quanto a diversos problemas que eles estavam enfrentando. Podemos dizer pelo tipos de problemas aqui relatados que a igreja em Corinto passava por tempos tumultuados: matrimônio, facções, imoralidades, adoração pública, e processos internos de disciplina.

2 CORÍNTIOS

Paulo escreveu esta segunda carta àquela Igreja para se defender contra uma rebelião conduzida por certos falsos apóstolos.

GÁLATAS

Uma versão curta da mensagem da epístola aos Romanos, este livro condena o Legalismo. Mostra como Cristo veio trazer liberdade, não escravidão. Não mais vivemos debaixo da Lei do Antigo Testamento, mas sim debaixo da Graça.

EFÉSIOS

Embora escrita na prisão, esta carta é a mais otimista e encorajadoura de Paulo. Conta as grandes vantagens que um crente tem em Cristo em relação a quem vive no mundo.

FILIPENSES

A igreja de Filipos estava entre as favoritas de Paulo. Embora a carta seja bem amigável, Paulo ressalta que ainda assim existem certas tensões no meio da Igreja. O seu ponto alto nos ensina que podemos ser alegres em qualquer situação.

COLOSSENSES

Escrita para se opor a certos cultos, a epístola aos Colossenses conta como a fé em Cristo é completa em si mesma. Nada precisa ser acrescentado ao que o Cristo fez.

1 TESSALONICENSES

Composta cedo no ministério de Paulo, esta carta apresenta o ensino necessário sôbre a Segunda Volta de Cristo. Além disso, Paulo dá conselhos sôbre problemas específicos que aquela comunidade vivia: o destino dos mortos, modelo de santidade, etc.

2 TESSALONICENSES

Encontramos um tom mais forte do que o da primeira carta. Aqui Paulo revisa os mesmos tópicos para a Igreja de Tessalônica, especialmente as perguntas da igreja sobre a segunda vinda de Cristo.

1 TIMÓTEO

Como Paulo se aproxima do fim de sua vida, ele escolheu homens jovens como Timóteo para continuar o seu trabalho. As duas cartas dele para Timóteo formam um manual de liderança para um jovem pastor.

2 TIMÓTEO

Escrita um pouquinho antes da morte de Paulo, 2 Timóteo oferece palavras finais ao seu jovem assistente.

TITO

Tito foi pastor em Creta, um lugar notoriamente difícil para se criar uma igreja. A carta de Paulo deu conselhos práticos sobre como fazer isto.

FILEMON

Paul urgiu a Filemon a receber de volta e a perdoar Onésimo, seu escravo fugitivo. Além disso, Filemon deveria aceitar a Onésimo como a um irmão em Cristo.

Epístolas [ou Cartas] Universais

Estas epístolas finais do Novo Testamento não são endereçadas a situações específicas que Igrejas locais estejam enfrentando num determinado momento histórico de suas vidas, e assim possuem um apelo muito mais amplo do que as prévias epístolas. Outra característica comum é que elas não são de autoria do Apóstolo Paulo.

HEBREUS

Ninguém sabe com certeza quem escreveu esta epístola aos Hebreus. Provavelmente entrou no cânon sagrado [a Bíblia] primeiramente para alertar os cristãos em geral do perigo de se passar despercebidamente do evangelho da Graça de Cristo para o Judaísmo. A Epístola aos Hebreus interpreta o Antigo Testamento através de mostrar que muitas práticas judias eram símbolos que prepararam o caminho para a vinda de Jesus Cristo.

TIAGO

Tiago, irmão na carne de Jesus Cristo e um homem de ação, enfatizou o tipo certo de comportamento que um(a) crente deve ter diante daqueles(as) que passam necessidades materiais. Alguém que seja, ou que se chame um(a) cristão(ã), deve agir da maneira que Tiago prescrebe. Deste modo, Tiago escreve sôbre as particularidades da vida e da fé cristãs.

1 PEDRO

Os(As) cristãos(ãs) primitivos(as) freqüentemente experimentaram violenta oposição, e a carta de Pedro os(as) confortou e os(as)encorajou a serem fiéis a Deus mesmo debaixo de perseguição por causa de sua fé.

2 PEDRO

Em contraste com a primeira carta de Pedro, esta segunda focalizou problemas internos que afligiam as Igrejas daquela época. Pedro especialmente adverte contra os falsos mestres.

1 JOÃO

A Primeira Epístola de João elegantemente explica as verdades básicas sobre a vida Cristã. Esta é uma epístola cheia de conceitos metafóricos profundos, tais como luz-trevas, amor, vida verdadeira-vida falsa, Cristo-anticristo, etc.

2 JOÃO

João usou a sua segunda epístola principalmente para advertir contra os falsos mestres, e como as igrejas deveriam reagir às suas pessoas e ao seu ensino.

3 JOÃO

Aqui podemos ver o Apóstolo João contrabalançando a sua epístola anterior, 2 João. João enfatiza aqui o companheirismo cristão, e menciona a necessidade de sermos hospitaleiros(as), e de apoiar aos verdadeiros mestres cristãos.

JUDAS

Judas, o irmão do Senhor Jesus Cristo, deu um sério sumário de hereges que deturpam a verdade, e do perigo de seguirmos tais indivíduos.

APOCALIPSE                                                                    

Um livro profundo e difícil, embora de valor inestimável. Apocalipse é um livro repleto de visões e símbolos. O livro de Apocalipse é o único livro de todo o Novo Testamento que se concentra só em profecias e revelações do futuro. Apocalipse completa a história começada em Gênesis da batalha cósmica entre o bem [Deus] e o mal [satanás] que acontece nesta terra e nas regiões celestes.                                                                      

O livro de Apocalipse termina com o quadro maravilhoso, Jesus com a igreja na gloria eterna amem

Pastor Joao Rocha

 

Add comment